Estudos Bíblicos
As doutrinas da graça

As doutrinas da graça

“Os 5 Pontos do Calvinismo”, além de bíblicos, contém a expressão da Graça salvadora e da soberania de Deus.

¨Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão¨. Rm 9:14 e 15

A igreja romana havia abraçado a prática de indulgências a fim de arrecadar mais dinheiro, com o objetivo da construção da Basílica de São Pedro. Após muitos sermões contra esta prática, em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Catedral de Wittenberg, com um convite aberto a uma disputa escolástica sobre o tema.

Condenando a "avareza e o paganismo" na Igreja, as teses de Lutero pediam um debate teológico sobre o que as indulgências significavam. Seus princípios fundamentais são conhecidos como os 5 solas: Sola Fide – Apenas a Fé; Sola Scriptura – Somente as Escrituras Sagradas; Solus Christus – Ninguém, mas somente Cristo é o mediador entre Deus e os homens; Sola gratia – Somente a Graça; Soli Deo gloria – Toda glória apenas a Deus. 

Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Zuínglio. Calvino era um intelectual humanista que, afastando-se do clero da igreja de Roma, logo abraçou a fé reformada. Como um de seus principais legados, deixou-nos as Institutas, um compêndio teológico belíssimo que, posteriormente seria bastante resumido em 5 Pontos: Total Depravação do Homem; Eleição Incondicional; Expiação Limitada, Graça Irresistível (Vocação Eficaz); Perseverança dos Santos. 

“Os 5 Pontos do Calvinismo”, além de bíblicos, contém a expressão da Graça salvadora e da soberania de Deus. Estes títulos são inseparáveis e manifestam o fato de que Deus salva pecadores por sua graça e para sua glória e estas duas verdades, a graça e a glória são indivisíveis. O que engradece a Graça de Deus, engrandece a sua Glória. O que exalta a sua Graça, exalta a sua Glória. Estas Doutrinas da Graça glorificam a Deus, são o coração da doutrina da Soberania de Deus.

Rev. Luiz Barreto Bisneto


Mais conteúdos
Evangelho de poder

Evangelho de poder

Que o Cristo de nossas vidas mude a vida de muitos outros.
Não eu, Deus!

Não eu, Deus!

É importante frisar que, nas palavras de Jesus, a postura dos seus discípulos em segui-lo deve ser precedida de uma decisão de negar a sim mesmo, suas vontades, projetos, anseios...
Relacionamento gera relacionamento

Relacionamento gera relacionamento

Que nosso bom relacionamento com Deus gere bons relacionamentos com os irmãos
Deus proverá

Deus proverá

Ele continua vivo e cuidando dos Seus. É o mesmo provedor, o “socorro bem presente na tribulação”.
A regra da fé

A regra da fé

Existe a Regra da Fé, totalmente contemplada nas Escrituras, pois, a mesma tem uma utilidade para as diversas necessidades do homem.
Quantas vezes perdoar meu irmão?

Quantas vezes perdoar meu irmão?

A suma do ensino de Jesus diz respeito ao aspecto qualitativo, isto é, o perdão tem de ser de qualidade diferente daquele que a gente libera infinita vezes.
Deus sobre tudo

Deus sobre tudo

Deus governa sobre nossas ações livres para os Seus bons propósitos que soberanamente planejou para os Seus Santos fins.
O cristão é uma fera domesticada

O cristão é uma fera domesticada

Não existe a possibilidade de se viver como cristão, seguidor de Jesus, sem buscar o poder do Espírito Santo.
Alegrai-vos!

Alegrai-vos!

Seja qual for a situação, a celebração é possível quando colocamos nossa esperança e fé nAquele que nos ama.

1 | 2

12 conteúdos encontrados